sábado, 14 de maio de 2016

Influência da Música


Funk, rock, axé, música eletrônica, música clássica, música gospel...são vários os tipos de música. Mas uma coisa todas elas tem em comum: o poder de influenciar. Por mais que a pessoa não entenda nada sobre a teoria da música ou não saiba tocar nenhum instrumento, tem sempre aquela letra ou melodia na cabeça que o faz cantarolar.

Todas as músicas tem um efeito quase mágico sobre as pessoas. Algumas nos fazem querer correr uma maratona inteira, outras nos fazem querer cair na cama e chorar e outras fazem até a gente viajar no tempo.

Existem músicas que simplesmente grudam na nossa cabeça e não saem mais!! Alguns pesquisadores foram capazes de determinar características comuns em todas as músicas “chicletes”. Em geral, elas são simples e repetitivas. Nossos cérebros também parecem gostar de canções que têm notas com durações mais longas, mas intervalos menores entre elas, tornando-as mais fáceis de cantar.

A música faz com que nós alteremos o nosso comportamento. Já percebeu como as pessoas começam a se mover ou agir de acordo com a música que está tocando? É isso mesmo. A melodia influencia a mente das pessoas, fazendo com que o comportamento mude, podendo ocorrer de forma inconsciente.

Quando o jovem tem dificuldade em encontrar a sua individualidade, a saída para muitos é encontrada na música, espelhando-se nos cantores que admira. Mas essa fixação tem o seu lado ruim. Se o cantor pensa e age de uma forma desequilibrada e errada, pode levar o fã a fazer o mesmo, como forma de vestir, andar, falar, além dos hábitos de comer, beber e etc. Isto, sem contar com aqueles que praticam as letras da música. Esses ídolos tornam-se um espelho para os seus seguidores. Como cristãos, o nosso espelho deve ser Jesus.

A música é um excelente meio de meditação, concentração e expressão dos nossos sentimentos, mas devemos ter atenção às letras e ao que a música está a induzir-nos a cantar, pensar ou fazer.



Lembre-se:Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” - Filipenses 4:8.

Se há virtude na música, seja isso que você vai ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário